19 de mar. de 2012

Locomotiva ALCO FA-1



 
Na primeira vez que lí em algum lugar, que as portentosas locomotrizes Diesel Elétricas feitas pela American Locomotive Company, as ALCO no Brasil, levavam o apelido de "BIRIBA", para o modelo FA-1, eu ría tanto com essa invencionice da origem do nome, que faço questão de tentar reproduzir aqui:

"A locomotiva Alco FA-1 da E.F. Central do Brasil, foi apelidada de "Biriba", devido à uma cadelinha preto e branca, que era mascote do Clube Botafogo", etc, etc, etc...

ACUMA?


Quer dizer que, do poderoso e extasiante design vencedor do Ray Stevenson, maquinistas cariocas iriam comparar uma vira-latas pulguenta, dum timéco de merda, de quinta categoria, com a propria essência da pura beleza, agraciada sobre o par de trilhos?


Nunca  engoli esta historiazinha besta, infantilóide, esse converseirinho miudo e papo furado dos grandes, sem contar um bairrismo ridiculo, limitado, varzeanoe pedante, prá dizer o mínimo, sem contar a ignorãacia do mundo acontecendo além-patios...
 
Pesquisando, descobri que "BIRIBA" era apelido no Brasil inteiro de onde haviam Concessionarias na Década de ´40 ,que revendiam o carro fabricado pela Morris C°,  o modelo OXFORD, o qual exibia um imponente, gigantesco e inclinado pára-brisas diantiro, com design bi-partido.

O OXFORD "Biriba", era o sonho de consumo de meio mundo urbanizado brasileiro:
Era reluzente, veloz, potente, exibia uma imponencia muscular no capô dianteiro, sem contar os itens embarcados de um luxo perto do incomparável, tanto, que era preferido pelos "Chauffeurs de Praça", os que hoje denominamos de "Taxistas".

ÔI?

Não vá voce pensar que "taxista" na década de ´4O era pouca coisa!

O Brasil que voce vive, já foi elegante!

Aas mulheres, ACREDITE SE PUDER,  se vestiam de... mulheres!!!

E o tal de "passageiro", era pessoa ilustre ( e, acredite, pois quase morreu de bronquite!), estivesse ele embarcando em Bondes, em Douglas DC-3, em Transatlanticos, Dirigiveis Alemães ou em Charretes movidas à 1HP!

Aliás, só no Brasil, usa-se o termo "BONDE", que era como a população se referia aos TRAMWAYS, devido ao nome do primeiro concessionario de transporte público eletrico, cujo dono atendia pelo batismo cristão de... BOND. Mr. James Bond, é mole ???

 
Assim sendo, o apelido de "BIRIBA" para as ALCO-FA1 brasileiras, veio do automovel MORRIS OXFORD, e nunca de uma quadrúpede carioca S.O.D. com pelagem preta e branca.

Exceto, se o sonho de consumo de um ferroviario em 1940, fosse a de possuir uma vira-lata á bordo na cabine, do mesmo "team" que o dele, ao inves dele mesmo pilotar um reluzente Morris Oxford, sobre os trilhos, ao menos, enquanto no batente...

9 comentários:

  1. Na realidade, não tenho nenhum comentário a fazer do seu ponto de vista... Fico satisfeito em saber que ele é só seu; só acho que você deveria se preocupar mais com a ortografia, gramática acentuação e outras coisas mais na hora de expressar, escrito, um pensamento na internet.

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    1. Me inteirei bastante destas histórias contadas mas prá mim é distante demais que um "focinho de cadela" apelide uma locomotiva de 100 toneladas, mesmo porque, hoje este blog inativo recebeu uma contribuição muito interessante que veio corroborar a minha pesquisa, pegue só a visão:

      "Biriba" no meio rural é égua forte que puxa muita carga, então, um carro de praça ter este apelido e depois uma locomotiva forte que puxa muita carga, é coerência demais mas aceito as pessoas que preferem a primeira versão do apelido.
      Eu prefiro investigar mais à fundo e propor uma discussão com fatos e dados do que ficar com o que temos e obrigado pelo sua participação aqui.

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  2. CARO ANÕNIMO, escrevo em mais de 5O blogs, com quase 5OO.OOO hitrs de acesso e também em uma revista física, impressa, nacional, da modalidade (procure nas bancas: HOBBY NEWS) e, para sua insatisfação, o ponto-de-vista ERA só meu, entretanto, após sua publicação, esclarescedora, prá lhe dizer o mínimo, já está sendo compartilhada por milhares, voce, excluído.
    Se eu fosse voce, eu me preocuparia mais com o CONTEUDO, do que com a FORMA.
    Mas creio que já fez suas escolhas, Sr. Anônimo.
    E para sua percepção proeminente contraditória, voce começou com um "Na realidade, não tenho nenhum comentário a fazer do seu ponto de vista...".
    Só que, "na realidade", voce o fez.
    Que tal se regozijar com seus profundos conhecimentos da Última Flor do Lácio, e propor-me correções, onde indicar-me?

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  3. Biriba veio do mascote!
    Procure se enterar um pouco da historia do time do Fogão.
    Tive a felicidade de várias vezes fazer o percurso São Paulo - Rio - São Paulo e o pessoal de bordo confirmou a historia do Biriba.
    Saudosa época

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    1. Me inteirei bastante destas histórias contadas mas prá mim é distante demais que um "focinho de cadela" apelide uma locomotiva de 100 toneladas, mesmo porque, hoje este blog inativo recebeu uma contribuição muito interessante que veio corroborar a minha pesquisa, pegue só a visão:

      "Biriba" no meio rural é égua forte que puxa muita carga, então, um carro de praça ter este apelido e depois uma locomotiva forte que puxa muita carga, é coerência demais mas aceito as pessoas que preferem a primeira versão do apelido.
      Eu prefiro investigar mais à fundo e propor uma discussão com fatos e dados do que ficar com o que temos e obrigado pelo sua participação aqui.

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  4. Tive o prazer em fazer a viagem neste trem saindo da Estação da Luz na decada de 80 e nas minhas conversas com um senhor que era o responsável pelas cabines desde a decada de 60 ele me confidenciou que um maquinista fã do Botafogo ao ir de encontro da locomotiva na estação Central do Brasil para cumprir mais uma viagem olhou e achou a locomotiva parecida com o mascote. Não desmerecendo as linhas mas carinhosamente nossos antigos ferroviários apelidavam suas locomotivas como Espanta Demônio, Pão de Forma, Vanderléia, etc.

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    1. Me inteirei bastante destas histórias contadas mas prá mim é distante demais que um "focinho de cadela" apelide uma locomotiva de 100 toneladas, mesmo porque, hoje este blog inativo recebeu uma contribuição muito interessante que veio corroborar a minha pesquisa, pegue só a visão:

      "Biriba" no meio rural é égua forte que puxa muita carga, então, um carro de praça ter este apelido e depois uma locomotiva forte que puxa muita carga, é coerência demais mas aceito as pessoas que preferem a primeira versão do apelido.
      Eu prefiro investigar mais à fundo e propor uma discussão com fatos e dados do que ficar com o que temos e obrigado pelo sua participação aqui.

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  5. Pela primeira vez o Sr. (do qual eu não conheço e caí aqui de paraquedas) tem o meu respeito porque no lugar de acreditar em histórias "contadas e confirmadas" fez a sua parte indo pesquisar usando seu tempo e assim nos trazendo informações valiosas, factíveis e irresistíveis sobre uma pretensa, convenhamos senhores, bobagem.
    Com este resgate muito bem fundamentado você acaba de alterar uma certeza trazendo luz e ciência num apelido que tem tudo de lenda das muito boas e nada de plausível considerando o que publicou e de agora em diante o universo ferroviário brasileiro terá que incorporar prá todo o sempre esta sua pesquisa realizada porque a dúvida foi plantada de modo muito concreto e com provas visuais e históricas. Mesmo porque em que pese nomes bobos que os funcionários das ferrovias davam para todas as locomotivas, "Biriba" para um carro de praça também é muito bobo e as pistas etimológicas deste apelido resgatado nos carros com típicos parabrisas duplos o senhor deixou tudo com ares sedutores demais para não ser considerado como muito possível, sem contar o ótimo bom humor provocando os colegas cariocas com as coisas do futebol, fique aqui com meus parabéns e já fiz minha decisão frente aos argumentos:
    O apelido "Biriba" da locomotiva Alco FA-1 veio dos carros de praça Oxford que já tinham o mesmo apelido na época mas vou lhe deixar uma contribuição importante e que irá corroborar esta sua descoberta: Éguas fortes e talhadas para o trabalho nos campos recebiam o apelido de "biribas" no meio rural porque puxavam muita carga e a analogia imediata com o motor dos Oxford e depois a locomotiva puxando muito peso, é direta demais para os amantes dos viralatas aceitarem como fato científico irrevogável onde quero finalizar aqui uma outra provocação como o senhor tão bem alinhavou na descoberta: Agora teremos dois públicos para o apelido, um antigo que acredita em historias mal contadas de uma cadela com focinho de locomotiva e o outro público mais novo e bem informado que conseguirá absorver a analogia direta do apelido com o carro inglês. Obrigado pelo seu tempo e pela publicação e vi que a postagem é bem antiga então caberiam suas novas investigações mordazes e sarcásticas que tanto fazem falta no mundo chato de hoje, PARABÉNS!

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    1. Esta sua contribuição aqui foi OURO PURO e corrobora em definitivo a minha proposição para o apelido da "FA-1" pois tenho que concordar, é a linha direta com algo forte e que puxa carga pesada, meu obrigado pelas suas palavras e percepções, minha postagem queria isto mesmo que você nos trouxe aqui.

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