29 de mai. de 2009

MAQUETE HO: Melhorando um AMV Frateschi



Antes de mais nada, qualquer modelista que se preze, tem que montar -e equipar- a sua própria OFICINA, afinal, para um trabalho de modelagem minimamente bem feito, voce precisará de no mínimo 10 Ferramentas Básicas, equipando-se ao longo dos anos com outros itens mais, diagmos assim, ´sofisticados´.

O AMV original de Fábrica da Frateschi (Cód. Ref. #4200) é um acessório praticamente indispensável em uma Maquete HO e, sendo assim, como em muitos casos teremos mais de um par atuando em um único traçado, essas dicas ajudam à torná-lo mais eficiente.

Depois de separar o ferramental adequado, convém investigar com bastante minuciosidade a peça que se beneficiará com sua intervenção, reconhecendo sua estrutura, familiarizando-se com seu design e entendo seu projeto elétrico 12V, que será onde voce vai atuar.

O AMV é uma mini-preciosidade do ferreomodelismo HO, sem dúvidas, o ítem mais sofisiticado e ao mesmo tempo, absurdamente ´simples´ de uma maquete, porém, quer por mau uso, instalação deficiente, expansão de suas partes metálicas ou fadiga, ocorrem algumas falhas elétricas, justamente quando uma máquina passa pelo Desvio (AMV).

Com a adição de uma pequena ´ponte elétrica´no vão existente dentro do conjunto de trilhos existentes no AMV, o fluxo da corrente 12V não ficará interrompido, nem mesmo por frações de segundo, garantindo seu funcionamento ininterrupto por anos à fio.

Qualquer MAQUETE HO, com um bom projeto de traçado de linhas com suas derivações, certamente vai pedir um AMV sem falhas.

OUTRA DICA IMPORTANTE:

Não é por que nas ferrovias reais, os AMV´s EXISTEM e são opercionais, que algum ferreomodelista menos deslumbrado SEJA OBRIGADO à sair instalando desvios pela sua Maquete HO.

Uma ferrovia em escala, pode perfeitamente ser apreciada e movimentada, sem um único desvio instalado ou até mesmo, instalando AMV´s quebrados, apenas para simular uma Linha-Morta ou memso um pequeno Pátio de Serviços.

Ferreomodelismo é um dos poucos tipo de hobby, onde a criatividade vale muito mais que as regras.

DIVIRTA-SE !

v ]
]?OPR

.


.

2 comentários:

  1. Infelizmente a Frateschi não dá apoio nem supote técnico aos seus clientes. Comprei uma caixa com locomotiva a vapor(simbólico) e carros de passageiros com trilhos, comandos, desvios e tudo mais.Queria fazer uma maquete bonita próxima a real. Começaram os problemas,primeiro os engates das composições soltavam,tive que prender com adesivo, depois os trilhos falhavam na eletricidade,aí no desvio as composições descarrilhavam. Solicitei a frateschi uma solução, inclusive para qual o menor raio da linha a ser utilizado, a inclinação nas curvas e para o meu espanto não obtive nenhuma orientação, mandaram eu ir na loja onde comprei o produto. Na loja não orientaram nada nem solucionaram nada, só queriam vender mais coisas que eu ja possuia. A Frateschi não disse nada acho que nem tomou conhecimento. Por esse motivo é que estou procurando outra empresa que venda os Ferreomodelismo com qualidade e que de assistencia tecnica. Se uma maquete é feita em escala HO, seu peso tambem tem que ser, se não funciona. Gostei muito desse portal é bem detalhado e explicativo com dicas valiosas. Parabens, vou acompanhar sempre. Grato, Sergio Luiz Conde. e-mail slcconde@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Sergio Luiz Conde, seja bem-vindo!

    Primeiramente, o hobby do ferreomodelismo, é uma atividade que depende 99% do praticante.

    NÂO É UM HOBBY PRONTO, como é o caso dos demais hobbies.

    De fato, o fabricante tem razão, em indicá-lo ao comerciante: É este quem tem que ter algum domínio sobre o que vende.

    Sites especializados (como este), revistas do hobby (Hobby News, nas bancas) ou recorrer à outros praticantes, são as saídas.

    Ferreomodelismo, é para quem realmente quer se envolver na prática, de corpo e alma.

    Estamos aqui, para ajudar, orientar e expandir o número de adeptos.

    Fique à vontade e marque "FOLLOW ALLFe" no menú ao lado direito da sua tela, para seguir nossas atualizações.

    ResponderExcluir

ON BOARD!